Um espaço de convívio entre amigos, que acabou por se tornar um arquivo protegido por um só curador.

O forró, o “for all” e a kizomba.

De uns anos pra cá, geralmente na época do São João, surge uma estória de que o nome “forró” seria o aportuguesamento de “for all”, e que seria usado por soldados americanos para falar de festas “para todos” (tradução ao pé da letra de “for all”) onde tocava a música que hoje se conhece por forró… Logo o nome do nosso estilo musical nordestino, nos teria sido presenteado, até isso, pelos americanos.

Acho que além de inverídica, para não dizer estapafúrdia, a estória contada nos deprecia… O que se chama de cultura, e nos chega desde os Estados Unidos da América, não é exatamente algo que eu diga que tenho orgulho da influência, em nossos regionalismos, sabendo que, hoje em dia, há até mesmo cópias de músicas em inglês, adaptadas apenas ao nosso ritmo. Esse tipo de estória aparece, e fica nessa obscuridade, até por improbalidade, não se pode provar o contrário, e talvez por isso mesmo, ganhe ares de coisa séria.

A kizomba é uma dança africana, de Angola, onde há um baile muito parecido ao de nosso forró, apesar do ritmo ser bastante diferente. Isso é fácil de ver e provar. Mas penso que dizer que forró é “for all”, e que veio dos EUA, gera, para algumas pessoas, mais estatus, do que dizer que aprendemos a dançar com os africanos e que o forró parece MUITO com a kizomba!

Deixo vocês com uma pequena aula, olha só o “passo base” e diz se não é forró direitin! =)

2 Comments

  1. Sidarta

    Bom artigo Severiano!

    Fala-se também que a palavra “catabi”, que significa buraco em estrada de terra aqui para nós dessas terras, seria uma coruptela de “cut a bit” que teria sido dito por um Mister Smith nos anos 1930’s ao seu motorista brasileiro, que insistia em andar rápido com o FORD 1929 do Mr. Smith, enquanto o gringo já procurava por minérios estratégicos pelos sertões da Paraíba.

  2. Fernando Souza

    Olá todos. Venho informar, com bases solidas em bibliotecas de Lisboa, e principalmente na Torre do Tombo, que o termo forró tem origem de uma designação que era feita a toda reunião de escravos ALFORRIADOS, e neste sentido de entendimento chamava-se ‘forró’ todas as expressões musicais como as que vemos no Nordeste do Brasil. Dai, devemos rever toda uma invenção de valores que foi dada para os termos forrobodó e for all.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *