Um espaço de convívio entre amigos, que acabou por se tornar um arquivo protegido por um só curador.

Os erros de arbitragem.

Pelo menos duas partidas importantes das oitavas de final da Copa do Mundo 2010 foram marcadas por erros de arbitragem. A partida da Alemanha e Inglaterra, e a da Argentina com o México.

Não fosse prejudicial por si só, esse tipo de erro na Copa é tanto pior pois desestabiliza o time que sofre o gol, é notável o abatimento dos times que levam o primeiro gol, tanto que há poucos casos de virada. Muito pelo contrário, geralmente o time que leva o gol geralmente tem que sair ao ataque e acaba levando outros.

No jogo com a Argentina, no primeiro gol marcado, Tevez estava em posição irregular, e no jogo com a Inglaterra, houve um gol inglês que não foi marcado e gerou controvésias, do meia Lampard, esse não foi erro, não foi gol mesmo, como mostra a figura:

Gol de Lampard
Gol de Lampard

Esse gol poderia mesmo mudar essa tal “história do jogo”. No jogo do Brasil e Costa do Marfim depois do lance do gol de Luis Fabiano, onde ele parecia jogar handebol, o gol foi validado, com a ajudinha do juiz…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=FHlF6Gg3CYs&hl=pt_BR&fs=1&]A leitura labial do diálogo ocorrido logo após o lance do Luis Fabiano, entre ele e o juiz, é emblemática:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mWKvD201jrY&hl=pt_BR&fs=1&]

5 Comments

  1. João Ezaquiel

    Fica a pergunta: o que fazer?

    • andrei barros correia

      Acho que o árbitro devia ter acesso imediato às imagens, para ver o que realmente aconteceu e decidir imediatamente.

      Ao mesmo tempo em que convém utilizar os meios de ter acesso à realidade, convém não adiar as controvérsias.

  2. andrei barros correia

    Agora, uma coisa parece-me certa. Não é possível dizer-se que há mais erros que em outras copas.

    Lembro-me do primeiro jogo do Brasil em 1986, contra a Espanha. O Brasil jogava de calções brancos.

    Houve um gol da Espanha que não foi marcado. Depois, Sócrates fez um de cabeça e o Brasil ganhou por um gol.

    Há inúmeros casos, na verdade.

    A despeito desses erros, parece-me que as marcações de impedimentos estão melhores que antes, no cômputo geral.

  3. João Ezaquiel

    Eu tenho medo dessa tentativa de tecnologia em todo canto. As vezes se perde a graça da coisa que é a surpresa, a contrariedade, o acaso.

    É algo a ser pensando. Quem sabe uma olhadinha por jogo seria de bom tamanho. Ou a gente podia abolir os árbitros e ficar tudo por conta da câmera, e faziamos um tribunal (ehhehe de árbitros) pra decidir cada lance =D.

    É complicado.

  4. Severiano Miranda

    A FIFA tem um certo orgulho, orgulho e teimosia, em dizer que o futebol se joga em todos os lugares do mundo da forma mais simples possivel, basta ter a bola e duas chinelas (dois tijolos, ou dois seja lá o que for) para fazer a barra, gol, etc.
    Acredito que esse comportamento anti tecnologico tenha algo a ver com isso, essa propaganda boba. Outros esportes adaptaram-se a julgamentos através de tecnologia muito bem, não é questão de que vão deixar de jogar bola porque precisaremos de uma televisão e um computador para marcar impedimentos, pois isso só aconteceria em jogos determinados.
    Tampouco é questão de abandonar-se o juiz, e sim de acabar com os erros crassos, afinal ter acesso a informação, e mesmo assim, teimar no erro num campeonato mundial é algo tolo… E o mundo todo está vendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *